Evite os erros mais comuns que fazem muitas pessoas desistirem da vida no campo antes mesmo de começarem.
Descubra o passo a passo para fazer sua transição de forma planejada, segura e sem sustos.
Saiba como garantir segurança financeira, conforto e bem-estar para viver no campo com tranquilidade.
Entenda se a vida no campo realmente combina com você e o que considerar antes de tomar essa decisão.
Fundador pioneiro do Instituto de Permacultura da Pampa. Há mais de 25 anos atua como permacultor diplomado por Bill Mollison (criador da permacultura). Foi idealizador e criador do projeto de sementes ecológicas BioNatur, trabalha com sementes e alimentos orgânicos há mais de 30 anos. Desenvolveu projetos como Líder Avina, capacitou milhares de agricultores e certificou centenas de permacultores no Brasil e no exterior.
Realiza conferências e cursos compartilhando conhecimento e experiência para viver no campo através da metodologia da Permacultura: planejamento integrado de áreas rurais, manejo sustentável e saneamento de água, agricultura orgânica, produção agroecológica de sementes, construções ecológicas, geração de energia, conexões entre sistemas e estruturas organizacionais. Presta consultoria em sustentabilidade para empreendimentos rurais, urbanos e industriais.
Coordenadora do Instituto de Permacultura da Pampa desde 2010, é responsável pelo re-desenho permacultural do Instituto. É designer e projetista industrial, permacultora e engenheira agrônoma com especialização em Agricultura Biodinâmica. Atua em projetos de desenvolvimento aliando produção e regeneração de paisagens. Fundadora da Escola Rama de Vida Integral, compartilha ferramentas para aprimorar a capacidade de leitura da paisagem, tomada de decisões e visão integral na aplicação prática da Permacultura.
É mantenedora da Editora Rama, para difusão de conteúdos sobre saúde integral, cozinha natural, agricultura orgânica e permacultura. Possui especialização em psicologia junguiana e mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento humano exercidos através de programas de leitura da paisagem, mitologia, psicologia, alquimia interior e teatro, estes desenvolvidos com a Cia. Stromboli, companhia de teatro de animação que fundou em 1996, com a qual também desenvolveu dezenas de projetos artísticos. Mantêm o trabalho fotográfico Materama para difundir imagens das paisagens naturais do mundo e sua importância na rede da vida.