Como começar sua transição e evitar os erros mais comuns que a maioria das pessoas cometem.
Porque a qualidade de vida física e mental é maior no campo do que na cidade.
Campo não é mato! Descubra como organizar uma boa vida no campo.
Como planejar sua renda no campo para não precisar do trabalho da cidade.
O que é possível fazer no campo para fazer a transição independente da sua situação atual.
Segurança, saúde, educação, plantas, animais, isolamento e trabalho, descubra se a vida no campo é pra você
Fundador pioneiro do Instituto de Permacultura da Pampa. Há mais de 25 anos atua como permacultor diplomado por Bill Mollison (criador da permacultura). Foi idealizador e criador do projeto de sementes ecológicas BioNatur, trabalha com sementes e alimentos orgânicos há mais de 30 anos. Desenvolveu projetos como Líder Avina, capacitou milhares de agricultores e certificou centenas de permacultores no Brasil e no exterior.
Realiza conferências e cursos compartilhando conhecimento e experiência para viver no campo através da metodologia da Permacultura: planejamento integrado de áreas rurais, manejo sustentável e saneamento de água, agricultura orgânica, produção agroecológica de sementes, construções ecológicas, geração de energia, conexões entre sistemas e estruturas organizacionais. Presta consultoria em sustentabilidade para empreendimentos rurais, urbanos e industriais.
Coordenadora do Instituto de Permacultura da Pampa desde 2010, é responsável pelo re-desenho permacultural do Instituto. É designer e projetista industrial, permacultora e engenheira agrônoma com especialização em Agricultura Biodinâmica. Atua em projetos de desenvolvimento aliando produção e regeneração de paisagens. Fundadora da Escola Rama de Vida Integral, compartilha ferramentas para aprimorar a capacidade de leitura da paisagem, tomada de decisões e visão integral na aplicação prática da Permacultura.
É mantenedora da Editora Rama, para difusão de conteúdos sobre saúde integral, cozinha natural, agricultura orgânica e permacultura. Possui especialização em psicologia junguiana e mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento humano exercidos através de programas de leitura da paisagem, mitologia, psicologia, alquimia interior e teatro, estes desenvolvidos com a Cia. Stromboli, companhia de teatro de animação que fundou em 1996, com a qual também desenvolveu dezenas de projetos artísticos. Mantêm o trabalho fotográfico Materama para difundir imagens das paisagens naturais do mundo e sua importância na rede da vida.